O padel é um desporto praticado com raquetes, no qual 2 pares, masculinos, femininos ou mistos, disputam um jogo, set a set, durante cerca de 1h a 1h30.
Existe alguma similaridade relativamente ao ténis, quanto ao modelo de jogo e às pontuações, já a raquete, diferencia-se por ser sólida (sem cordas), ser de menores dimensões e peso.
o padel é de fácil iniciação e recria fantásticas dinâmicas de interação.
| cosmopolita, saudável e um estilo de vida fashionableO padel promove uma atividade social, desportiva e saudável, ajustado a um estilo de vida urbano. O padel é um desporto que proporciona uma rápida obtenção de resultados, fruto de um período curto de aprendizagem básica, independente do sexo, idade ou condição física. É também um desporto plural, em que jogadores de diferentes níveis podem jogar entre si. desporto em rápida ascensãoO padel foi desenvolvido nos anos 60, na América do Sul, primeiro no México e mais tarde na Argentina. Apesar de ser um desporto ainda relativamente “jovem”, o padel é considerado um dos desportos com o mais rápido crescimento à escala global. Um crescimento desta expressão apenas encontra paralelo com o golf, nos anos 90, diferenciando-se pelo facto do seu custo de jogo ser menos dispendioso, quer em matéria de tempo e quer financeiramente. benchmark EspanhaO padel é um dos desportos principais em Espanha desde o ano 2000, quer pelo numero de adeptos, imediatamente seguindo o futebol, quer pelo numero de jogadores, tendo mais atletas federados que o ténis, com uma percentagem feminina de cerca de 33%.
Atualmente é o desporto social por excelência, onde cerca de 25% da população joga (2.300.000 habituais mais 945.000 pontuais). Os dados estatísticos caraterizam este universo como sendo composto em 62% por homens e 38% mulheres, em termos de classes 20% alta, 60% média-alta e 15% média e cerca de 66% entre os 20 e os 45 anos de idade. |
|